27 abril 2009

Carta à professora Fabiana, E tanta coisa já aconteceu nesse meio tempo. Meu Deus, faz tempo mesmo. Fui assaltado unas semanas atrás, consegui resgatar o número faz pouco tempo. Fico feliz que esteja tudo bem. É pena que a vida tenha nos levado para geografias distantes, mas ela sabe o que faz. Meu gosto pela leitura e pela arte só tem aumentado com o passar do tempo. Até criei coragem e fiz um blog. Tem unas coisas lá, muita besteira, claro, mas deve ter alguma besteira que faça sentido a alguém. Esse é o link do blog: http://mazes-meninovoador.blogspot.com/ Dá uma olhada. Sua opinião sempre foi importante pra mim. Tô virando escritor? Quem sabe! Bom, não sei se a Sr. já sabe, mas eu tô estudando Psicologia. Tô amando o curso e começo a perceber que era isso o que sempre quis. Jornalismo? Quem sabe um dia! [risos] Tô feliz com essa área. O comportamento humano me facina. Ah, eu estou trabalhando em um hospital APAMI [Associação de Proteção a Maternidade e a Infância]. Trabalho com digitação de laudos: ENDOSCOPIA E ULTRASSONOGRAFIA. A minha cara, né? [risos] Não, não é mesmo! Mas é o que paga minha faculdade. No fim desse ano talvez eu tente a UFPE. O problema é que não tô estudando. A faculdade e trabalho me tomam um tempo exessivo. Não tenho tempo pra mais nada, estudar Psicologia e trabalhar me consome muito. Parafraseando a frase da Clarice lispector. É isso ai, o resto a vida louca vida vai levando. To bem! Falta só meu lado sentimental entrar em coerência. Ando numa confusão. Mas em fim. Te gosto muito, muito mesmo! Impossível não lembrar daquele tempo. A senhora com sua graça e ternura conquistou a todos. Me sinto orgulhoso por ter sido seu aluno. Espero um dia te encontrar, nem que seja nos acasos da vida. Meu Deus, escrever pra professora de PORTUGUÊS é foda. Dá um trabalho! Eu estou em dúvida com relação ao emprego da crase no título carta à professora Fabiana, tá certo?[risos] Manda notícias dos filhostes [Eu nem sabia que já eram dois, SABIA de GUSTAVO, mas que tem outro bêbê na história soube há pouco tempo]. Então conta mais. Fica na paz, minha querida professora. Tudo de bom que Deus puder te dar que venha em dobro.
Super beijo! Josimar Souza.

25 abril 2009

Abraço:

Emerson [Bonança] Diego [O gordo] Robson [Binho] Teone [Téo] Augusto [O brow] Thiago [Tico]

24 abril 2009

Essência! Mazes
"Eu sei que eu poderia estar vivendo um romance, escrevendo a cada dia uma página da minha futura biografia... E até que poderia também tentar um suicídio e assim saciar a sede de sangue da humanidade. Confesso, entretanto, que sou incapaz de exibir assim minhas marcas nos jornais. Prefiro deixar o tempo passar, quebrando uns espelhos até você chegar"

23 abril 2009

"Veja, eu estou acima de tudo o que disserem. Acima de números, incontáveis enumeráveis palavras,centenas de páginas, páginas, páginas enviadas, páginas viradas, páginas inventadas, páginas rabiscadas...Mais palavras do que eu jamais ouvi e eu me sinto tão bem."

22 abril 2009

Minha fraqueza escancarada
“Quando a tarde vai ficando cumprida, enchendo a casa de silêncio e preguiça. Nessas horas é que Deus deixa as pistas pra eu ser feliz.” Hoje penso em Deus, lembro que ouvi alguém dizer que Deus está na chuva. Penso nas graças alcançadas ao longo desse meu pouco tempo de vida, penso nos pés descalços, nas mesas fartas, no meu pequeno universo. Penso nos detalhes minuciosos de nossa existência na terra. Minha franqueza escancarada! Não sei o que me prende ou paralisa na imagem de nossa senhora, mas hoje senti que foi por mim que aqueles olhos de ternura quase choraram. Foi na direção dos meus olhos cansados e perdidos que ele repousou e como se eu estivesse protegido por seu manto, senti todo amor dos céus sobre mim, um ar tranqüilo e sereno. “O amor é o bem maior que existe em mim.” Isso tudo me soa como resposta a meus dias. Isso deve ser coisas de estudante de Psicologia mesmo. Talvez entrar na faculdade tenha me trazido essa acuidade na hora de analisar tudo em minha volta. Preciso resolver tantas coisas que tenho adiado... Acabo de me lembrar das cartas que preciso escrever e enviar, comprar o presente de Diego e não esquecer de comprar o meu também. Preciso parar também de ficar me culpando e me desculpando por tudo. Não adianta mesmo querer consertar tudo e quanto mais insistimos em reparar os erros, mais fica evidente nossa deficiência. “Tem gente que recebe Deus quando canta, tem gente que canta procurando Deus. Eu sou assim com a minha voz desafinada...” Lembro dos dias frios que temos vivido e dos dias de verão intenso. Essa inexata variação de tudo, onde hora abrimos os brancos para que o sol no abrace, hora nos escondemos da chuva. É assim que o tempos se esvai por essa vida infindável e indecifrável. Os meus momentos de fé buscam me aproximar da essência dos traços, virtudes e defeitos que me formam. Te peço que me olhe mais vezes, minha nossa senhora, te peço que enxergue além desse esboço de matéria imperfeita, o que tenho por dentro. Peço que me entenda e que me cuida. Preciso do teu colo, mãe. “E junto a Deus-pai livrai-me do mal e das dores.”Abençoa, meu Deus!” Josimar Souza- Mazes, o pensador

11 abril 2009

"Tudo é mistério nesse seu voar. Ai se eu corresse assim. Tantos céus assim."

09 abril 2009

Eu não tinha muito o que falar
Menos que não fosse por amor ou ódio eu resolvi atravessar mais uma vez aquela porta. Eu quis voltar porque precisava entender o que aquelas palavras diziam. Falta de um dicionário [pai dos burros?] Não, auto-critica mesmo. Fiquei horas com aquelas palavras sobrevoando a cabeça tentando encontra um jeito ou até mesmo encontrar argumentos pra discordar daquelas palavras ásperas.
Acredito ser esplendoroso os dias frios. O cair da chuva tem algo de mágico e misterioso que desde minha infância me intriga. Lembro das manhãs de chuva na EAF, mais precisamente na agroindústria onde ficávamos ao lado do banheiro em frente aquele mundo de verde. Diego com suas histórias, Emerson estudando, Téo falando coisas tipo “Chico Science, nação zumbi e mangue beat” Jefferson e seu grave possante, Augusto procurando alguma besteira pra se ocupar [risos], o meu violão e o de Thiago-Tico competindo e a irmã Natália rindo de tudo que a gente fazia. Era felicidade e o que era muito acabou. A natureza a um passo de nossos pés e mãos. Às vezes eu ficava perdido em pensamentos admirando cada pingo de chuva, como se cada pingo que caísse trouxesse consigo os mistérios do céu. E ficava me perguntando quantos quilômetros aquele pingo tinha percorrido até encontrar o chão de cimento. "Uma chuva nunca é resultado de um céu carregado de nuvens escuras, é acontecimento excepcional; assim como se chovesse ouro líquido, a chuva brilha, e se você está dentro dessa chuva (digo “dentro” porque “debaixo”é muito pouco para expressar o envolvimento), ela é morna, revigorante, gostosa. Você vive dentro dessa chuva amarela como os girassóis de Van Gogh. e nem no mais rigoroso inverno você está triste. Você celebra."
-Eu não te entendo!” [Ela falou chorando]... Eu não tinha muito o que falar... ela estava certa e nenhuma palavra seria capaz de justificar minhas faltas. Nada iria faze-la esquecer as vezes em que meu olhar de pedra não minava uma lágrima. Às vezes em que eu saia correndo dizendo que precisava ficar sozinho. Dói admitir, mas ela me conhecia bem, embora mesmo assim não conseguisse entender o labirinto que eu era.
-Às vezes nem eu me entendo direito! E juro que não faço por mal, mas às vezes até eu queria me entender. Falei olhando para as paredes que foram pintadas cuidadosamente por algum pintor-pedreiro.
-Acho pérola uma cor morta.[Ela resmungava]! Cor pérola me lembra hospital.
-Eu pensei que pra você eu te amar já fosse o suficiente. Agora percebo que amor por si só não é muita coisa. Evidente minha deficiência. É preciso se jogar e não dizer não. Mas isso eu não sabia fazer. Não podia oferecer o que ela mais precisava. Também não posso me culpar por não ignorar minha essência. -Eu sou profundidade e não superfície. [Uma vez eu disse]. -Não importa o que você seja, eu sempre estou à margem. Sempre na ponta, quase de fora do seu mundo. Qualquer coisa é melhor do que está com você e ver você se afastando de mim. Viver nessa luta é viver pela metade. [ela soluçava]. Fui com a sensação de que não deveria ter voltado. Escutar o que todos falam. Que ninguém entendia meu universo complexo eu já sabia. O que eu não sabia que há muito tempo a garota por quem eu era completamente apaixonado não me sentia. Não sabia que tínhamos nos tornado tão estranho um para o outro a ponto de estarmos sozinhos mesmo estando sempre juntos. Em um cofre entreaberto nenhuma fortuna está segura. Do mesmo jeito que não faz sentido querer encher de água um balde furado. Não posso acreditar que a vida seja tão diferente dos romances. Ela me abraças, me entrega uns cds que eu havia lhe emprestado, sorrir um sorriso triste e delicadamente abre a porta e sutilmente me convida a sair da sua vida. Não vi nenhuma alma na rua, a noite estava linda, mas parece que tudo está pelo avesso. Chego a conclusão que sou muito bobo, muito burro e muito tudo que existe de ruim. Agora tudo mudou. Inesperadamente surge um outdoor enorme que fica ao lado da antiga estação ferroviária onde está escrito: “AUTRE AVENIR” Josimar Souza- Mazes, o pensador

07 abril 2009

O labirinto da saudade
"E na espera de um telefonema, brigando para que esteja livre, com o coração no estomago e um nó na garganta ali sozinho, dentro um arrepio. Me desculpe! Devo ir embora, desta vez prometo a mim porque quero um amor de verdade." Renato Russo-Strani Amori
Hoje eu só precisava te ver! Queria que o tempo voltasse atrás! Eu te amo! VIDA!

06 abril 2009

"É tão bonito quando a gente pisa firme nessas linhas que estão nas palmas de nossas mãos. É tão bonito quando a gente vai à vida nos caminhos onde bate, bem mais forte o coração."
Gonzaguinha -Caminhos do Coração

04 abril 2009

Rápido e rasteiro

"Vai ter uma festa que eu vou dançar até o sapato pedir pra parar. Aí eu paro, tiro o sapato e danço o resto da vida."
Poeta - Chacal

03 abril 2009

"E quem sabe ainda vá lembrar de mim em um livro ou foto qualquer."
O tempo voando e eu andando em círculos
“Vou andar, vou voar pra ver o mundo. Nem que eu bebesse o mar encheria o que eu tenho de fundo” Minha ceder por amor, minha busca incansável e inacessível por coisas fugitivas. O medo do escuro e da confusão que me faz o preto sobre o branco. O copo em minha frente cheio de água e eu com a cabeça tonta. Quem dera fosse embriaguez, quem dera fosse o efeito das drogas ilícitas que circulam nas altas e nas baixas rodas da sociedade. Quem dera fosse resultado da noite mal dormida ou a minha preocupação com as contas que tenho que pagar. Quem dera fosse noite. O azul me encanta, mas hoje eu não quero essa camisa. Não a mesma camisa que você elogiou. O tempo voando e eu andando em círculos. Cálculo inexato que faço das minhas rotas. Estrada velha e deserta por onde decidir andar, agora sozinho, sem a ilusão de receber tua mão no meio de um oásis. As paredes pintadas com cores claras, o cabelo encaracolado que a ciência ajudou a desenhar. As variedades dos livros de Psicologia que nem tenho tempo de ler, mas sei que preciso, o CD de Oswaldo e o Dvd dos Titãs e pára-lamas num show inesquecível, guardados na minha mochila. E se alguém resolve me assaltar outra vez? Que levem tudo menos o único CD original que tenho do Oswaldo. Que levem minha identidade, já me acostumei. O tempo está sempre a levando e trazendo de volta temporariamente feito pipa de papel. Feito nuvens passageiras esculpidas lá no alto chamado céu. “Existe um céu labirinto”. A cabeça ainda gira tal como um pirocóptero que eu tive na minha infância que agora percebo se faz distantes de tudo o que sou. Saudades dos brinquedos...Saudade da criança que eu era. Mas o tempo não anda para trás e os dias seguem em frente arrancando de nós tudo que acreditamos ser infinito. E com olhos molhados de ternura eu arrisquei dizer: -Mesmo de olhos fechados eu te reconheceria. Eu te vi do meu lado, mas preferi sentir tua presença em silêncio. Abraço maior que o mundo! “E o mundo inteiro se perdeu num arrepio sutil.” Gritei para os ventos: -Te espero! “Quem vai te abraçar? Me fala, quem vai te socorrer quando chover e acabar a luz? Pra quem você vai correr?” Josimar Souza –Mazes, o pensador